Em Foco

Nesta quinta-feira (20), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) realizará o Encontro Técnico da Cultura da Mamona, na Fazenda Experimental Gorutuba, em Nova Porteirinha, no Norte de Minas. O Encontro reunirá pesquisadores, técnicos, produtores e estudantes para discutir as dificuldades da cultura no semiárido mineiro e divulgar resultados de pesquisas da Epamig.

Os participantes saberão mais sobre o sistema de produção de oleaginosas, levantamento de produção, área, dificuldades encontradas na safra 2009/2010, zoneamento de risco agrícola, indicação de cultivares de mamona, além do custeio produtivo. A Petrobras apresentará o Programa de Biodiesel aos técnicos e produtores da região.

Segundo o pesquisador da Epamig, Nivio Poubel, a cultura da mamoneira tem grande importância no semiárido mineiro por suas características de tolerância aos déficits hídricos, comuns na região, e por haver estoque de conhecimento suficiente para o estabelecimento de sistemas de produção autossustentáveis. Durante o evento, o pesquisador apresentará cultivares recomendadas para o semiárido mineiro: BRS Nordestina, BRS Energia, IAC Guarani, IAC 226, EBDA MPA11, EBDA MPB 01.

A Epamig desenvolve pesquisa da mamoneira no Norte de Minas e em Leme do Prado, no Vale do Jequitinhonha. No Norte foram implantadas unidades da mamoneira em propriedades rurais dos municípios de Janaúba, Porteirinha, Mato Verde, Capitão Enéas, Bocaiúva e Verdelândia. “As unidades foram implantadas para pesquisarmos tecnologias para produção da mamona adaptadas à região”, explica Nivio. Para a agricultura familiar a Epamig tem encontrado bons resultados nos estudos sobre o cultivo de mamona consorciada com feijão.

O Encontro Técnico da Cultura da Mamona será realizado pela Epamig em parceria com Emater-MG, Petrobras e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). As inscrições são gratuitas. Mais informações: (38) 3834-1760.

Industrialização da mamona
A mamona é uma oleaginosa de relevante importância econômica e social, com inúmeras aplicações industriais. Da industrialização da mamona obtém-se como produto principal o óleo e como subproduto a torta de mamona, que tem, enquanto fertilizante, a capacidade de restauração de terras esgotadas. O óleo pode ser usado na fabricação de tintas, isolantes, lubrificante, como base de manufatura de cosméticos e de vários tipos de drogas farmacêuticas. Atualmente, o óleo da mamoneira tem sido utilizado na indústria química fina e na produção de biodiesel.

Serviço:
Evento: Encontro Técnico da Cultura da Mamona
Data: 20/05/2010
Horário: 9h
Local: Fazenda Experimental do Gorutuba, Rodovia MGT 122, km 155, Zona Rural, Nova Porteirinha (MG)

Veja mais